Na tarde da última sexta-feira (10), foi realizada a cerimônia de posse dos cinco conselheiros tutelares, eleitos por meio de voto popular em outubro do ano passado. Conduzida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), com o apoio da Prefeitura de São Domingos, a solenidade aconteceu na sede da Câmara Municipal. Estiveram presentes o prefeito municipal, vereadores, representante da policia civil e autoridades municipais, além de dezenas de convidados.

Os novos conselheiros terão a missão de garantir os direitos e deveres relativos às crianças e adolescentes de São Domingos, para que sejam preservados e pautados de acordo com o Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) e legislações correlatas.

O mandato ocorrerá no quadriênio de 2020 a 2024. Os cinco conselheiros tutelares empossados são: Zenaide Batista de Lima, Ivana Keila Matos de Araujo, Jaime da Silva, Emília Jesus da Silva, Násia Gomes Cordeiro, Maíse Souza Carneiro (1° Suplente) e Irleide São Leão de Jesus Araújo (5° Suplente).

Para Marcela Cunha, presidente do CMDCA, a posse é a fase final de consolidação do processo da eleição unificada do quadriênio 2020 a 2024. “Gostaria de parabenizar aos eleitos pelo empenho e dedicação.

É necessário salientar que o trabalho está só começando ao passo que continua, pois a equipe anterior cumpriu sua função colocando-se de maneira responsável e atuante.

Uma vez que o zelo pelos direitos constitucionais a vida, saúde, liberdade, respeito e dignidade, convivência familiar e comunitária, educação, cultura, esporte, lazer e proteção devem ser garantidos por meio de denúncias e maciças intervenções diárias não só pelos conselheiros mas, também pela família, estado, sociedade e rede de proteção dos direitos”.