A prefeitura municipal de São Domingos em nome do Prefeito Izaque Júnior, parabeniza todas as mulheres do nosso município pelo seu dia! As mulheres estão cada vez mais presentes nas atividades sociais, mostrando que podem trabalhar, ser mãe, esposa, filha e chegarem onde elas quiserem! Sem limitações! Nosso governo quer estimular cada vez mais as mulheres do nosso município, munindo-as de informação, para que conheçam seus direitos e busquem a igualdade de gênero em todas as atividades socioeconômicas.

No ano passado, exatamente no mês de junho, a Secretaria de Assistência Social, juntamente com o CRAS e em parceria com o SEBRAE aplicou no município o curso MULHERES EMPREENDEDORAS, que durou uma semana, por meio de aulas que totalizaram uma carga horaria de 20 horas, todas as mulheres participantes tem acesso ao seu certificado através do site do SEBRAE. O curso foi destinado a mulheres usuárias do CRAS e as autônomas, elas receberam informações de como ser uma mulher independente, montar seu próprio negócio, com técnicas de vendas e regularização do comercio.

E o aprendizado rendeu bons frutos! As nossas mulheres deram o primeiro passo para montar seu próprio negócio, algumas procuraram a Sala do Empreendedor, que fica na prefeitura, para terem informações de como tornar-se MEI - Micro Empreendedor Individual - que é uma forma de validar o próprio comercio, facilitar na burocracia, na isenção de impostos, na simplificação da escrituração contábil e fiscal, possibilitar a contratação de funcionário e ter direito a recursos da Previdência Social.

A exemplo, temos a empoderada Emília Jesus da Silva, que era autônoma “sacoleira” e vendia cosméticos à domicílio. Com o que aprendeu no curso ela resolveu inovar e apostar em outra linha de comercio, pois, percebeu que em São Pedro, povoado onde mora, não havia vendas de produtos alimentícios, e os moradores precisavam se deslocar até a cidade para fazerem suas comprar de mercado. Ela fez pesquisa de campo, planejou, montou o espaço e hoje tem o seu próprio negócio, o Mercadinho S e S, que vai dando muito certo, pois Emília não para de aplicar o que aprendeu no curso do SEBRAE.

Emília, em entrevista, nos disse: “O curso me incentivou a realizar um sonho antigo, de ter o meu próprio negócio. Através do curso MULHERES EMPREENDEDORAS, tive a certeza de que não basta idealizar, é preciso ter coragem, dedicação e principalmente ACREDITAR EM MIM! Eu agradeço a Deus, ao meu esposo, por me incentivar nessa nova jornada, e hoje também agradeço a comunidade de São Pedro, por terem abraçado a minha ideia”.

O secretário de Assistência Social, Francisco Rios, parabeniza todas as mulheres de São Domingos pelo seu dia, como também a Emília, por ter dado esse importante passo para sua independência! Todos da equipe do CRAS se sentem realizados em poder contribuir para sua conquista, através do curso MULHERES EMPREENDEDORAS,  e desejam que sua atitude, seja exemplo para muitas outras mulheres!