O CAPS - Centro de Atenção Psicossocial, realizou nesta segunda (14), o I Simpósio Municipal de Saúde Mental, com o tema “Novos caminhos e desafios da Saúde Mental” dirigido aos profissionais da Rede Intersetorial da Bahia, estudantes usuários e familiares da atenção psicossocial e público interessado.

18 de Maio, Dia Nacional de Luta Antimanicomial, é um dia de conscientização promovido pelos trabalhadores de saúde mental, pacientes e seus familiares sobre o movimento que se iniciou no final da década de 70.

Um dos principais avanços do movimento foi a extinção progressiva dos manicômios (hospitais psiquiátricos), substituindo-os como primeiro e único recurso de tratamento para quem sofre com problemas mentais pelo tratamento aberto em CAPS .

Os temas abordados foram:

*História da Saúde Mental

*Transtornos Psiquiátricos na Infância e Adolescência

*Álcool e Outras Drogas

*Importância da Colaboração da Família no Processo de Tratamento dos Usuários.

*A Loucura Ocupando Espaço

O evento contou com a palestra de renomados profissionais da área e usuários da Saúde Mental. Estiveram presentes no evento, o secretário de saúde, Izaque Neto, o presidente da Câmera de Vereadores, Jotair Batista e a chefe de gabinete, Marlôve Rios. O evento foi coordenado pela psicóloga e diretora do CAPS, Lorna Freitas e mediado pelo Psicólogo Emilio Carvalho e apoio da equipe do CAPS.